TOPOGRAFIA

O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc. No princípio a representação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Cabe salientar que alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita. Com o tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para posterior representação. A Topografia foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições.

Etimologicamente a palavra TOPOS, em grego, significa lugar e GRAPHEN descrição, assim, de uma forma bastante simples, Topografia significa descrição do lugar. Luis A. K. Veiga/Maria A. Z. Zanetti/Pedro L. Faggion

FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA

A Topografia é a base para diversos trabalhos de Engenharia, onde o conhecimento das formas e dimensões do terreno é importante. Alguns exemplos de aplicação:

Projetos e execução de estradas;

Grandes obras de engenharia, como pontes, viadutos, túneis, portos, etc.;

Locação de obras;

Trabalhos de terraplenagem;

Monitoramento de estruturas;

Planejamento urbano;

Irrigação e drenagem;

Reflorestamentos;

Etc.

Em diversos trabalhos a Topografia está presente na etapa de planejamento e projeto, fornecendo informações sobre o terreno; na execução e acompanhamento da obra; realizando locações e fazendo verificações métricas; e finalmente no monitoramento da obra após a sua execução, para determinar, por exemplo, deslocamentos de estruturas.

LEVANTAMENTO AS BUILT

É um levantamento detalhado com suas particularidades uma vez que é realizado após a construção de uma obra de engenharia. Seu objetivo é retratar o resultado final ou atual de uma construção.

Em geral é realizado para verificar se a construção foi executada de acordo com as especificações do projeto, uma vez que ela pode sofrer alterações durante a execução, nesse caso é importante atualização do projeto primitivo, a fim de obter uma versão do projeto final que seja fidedigna com a obra executada.

TOPOGRAFIA INDUSTRIAL

Na Construção Civil, nas indústrias como montagem de máquinas ou qual quer outro equipamento industrial pode ser necessário aplicar técnicas de medições específicas da topografia, denominando topografia industrial.

Para alcançar o auto nível de precisão exigido nestes tipos de levantamento a topografia industrial trabalha com um sistema de medição composto por equipamentos especiais e softwares desenvolvidos especialmente para esse fim. Os equipamentos mais comuns usados para esse fim são os teodolitos mecânicos, as estações totais de alta precisão, scanners de precisão e interferômetros a laser.

BATIMETRIA

batimetria é a medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios e é expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais (curvas isobatimétricas), à semelhança das curvas de nível topográficas definindo seu o relevo submerso. Levantamento realizado com aparelho ecobatímetro GPS/RTK, Sistema de Posicionamento Global /Cinemático em Tempo Real, para determinar a posição exata de cada ponto.

Esse tipo de levantamento é focado no detalhamento exclusivamente desenvolvido para a parte dos acidentes da hidrografia. Assim como a linha de costa e acidentes como, rochedos, baixos canais de navegação, sondagens da área marítima, lacustre e fluvial, caracterizando o principal interesse da carta náutica. Usado também para cálculos de vasão, volumes hídricos e projetos de píer, pontes, etc.